Programas

Ciclo de debates

Metodologia:

Os Ciclos de Debate são espaços para dialogar sobre questões da contemporaneidade. Esta formação será participativa com estudantes, por meio de vivências e discussões de grupo. O foco será prevenção DST/HIV/Aids e gravidez na adolescência e ainda queremos envolver a questões de gênero e étnico-racial.

Conteúdo:

- Racismo na escola
- Relações de Gênero
- Identidade sexual
- Prevenção de DST/HIV/AIDS

Metas:

- 20 debates.
-600 estudantes (prioritariamente gays, lésbicas, travestis, transexuais e afrodescendentes).

Ponto de Prevenção

Metodologia:

Processo de divulgação da ação, cadastro dos estudantes e orientação e distribuição mensal de preservativos (masculinos e femininos). Serão cadastrados cerca de 80 estudantes independente do estado civil.

Metas:
-400 estudantes (prioritariamente gays, lésbicas, travestis, transexuais e afrodescendentes).
- 45 eventos de prevenção de DST/HIV/AIDS

Oficinas Artísticas

Metodologia:


As oficinas serão espaços para expressões artísticas e aprofundamento dos temas discutidos nos ciclos de debates.

Tipos de oficinas:

- Fanzines
- Pinturas
- Bonecas (abayomi)

Metas:

- 5 oficinas.
-150 estudantes (prioritariamente gays, lésbicas, travestis, transexuais e afrodescendentes).

Diálogos sobre Saúde

Metodologia:


Espaço na escola em que jovens individualmente possa tirar suas duvidas sobre prevenção da gravidez não planejada e divulgar com afrodescendentes sobre anemia falciforme. Nesta atividade queremos desmistificar a barreira invisível entre os estudantes e os profissionais de saúde. Queremos nesta atividade envolve os profissionais do posto de saúde mais próximo da escola, serão necessário pelo menos 03 profissionais, ainda poderemos envolver nesta atividade os estudantes em fase de conclusão de curso da área da saúde. Além dessa ação, também vamos criar um espaço virtual de tira dúvidas, com perguntas e respostas mais freqüentes acerca do racismo, orientação sexual e DST/HIV/AIDS e criação de enquete referentes as temáticas abordadas no projeto.

Metas:

- 5 visitas dos profissionais de saúde na escola.
-100 estudantes (prioritariamente gays, lésbicas, travestis, transexuais e afrodescendentes).