O Projeto

O IJC vem com uma proposta direta para a sua escola desenvolver o Projeto Odara que tem como objetivo a prevenção das DST/HIV/AIDS.
                  
O Projeto Odara é um projeto de recorte étnico-racial que pretende desenvolver nas escolas da rede pública de ensino de Fortaleza uma formação com foco na prevenção das DST/HIV/AIDS que envolva transversalmente as temáticas de gênero e racismo.
                  
As ações desenvolvidas no projeto serão Ciclos de Debates sobre temáticas envolvendo conjuntura local,  Diálogo sobre Saúde com presença de profissionais da saúde nas escolas para tirar dúvidas dos estudantes, outra atividade será Ponto de Prevenção com orientação e distribuição de preservativos masculinos e femininos mensalmente para adolescentes e jovens cadastrados e por último desenvolveremos as Oficinas Artísticas para trabalhar as temáticas de forma lúdica.
                   
Iremos utilizar também a ferramenta da internet, através do nosso site faremos uma sessão de tira dúvidas com perguntas e respostas mais sugeridas sobre a temática da prevenção e do racismo.

O projeto está propondo uma nova relação com Sistema Único de Saúde, servindo como ponte para os jovens, especialmente a juventude negra e homossexual, incentivando a procura por orientações médicas e questionando sobre o papel e metodologia do atendimento à população jovem.
                    
Esperamos com este projeto minimizar as estatísticas de jovens, que em sua maioria é negra (preto-parda), que são infectados por DST/HIV/AIDS e combater também os preconceitos de toda espécie, especialmente o racismo, fruto de um processo histórico de dominação da cultura brasileira.