sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Apresentação – Projeto Odara

                     O Instituto de Juventude Contemporânea - IJC, fundado em 1999, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos, com caráter filantrópico, criado por jovens oriundos das pastorais sociais, que decidiram entre si ter um instrumento de ação direta junto à juventude. Tem como objetivo, desenvolver uma prática político-social visando o protagonismo da juventude na sociedade, contribuindo para a construção de uma sociedade justa, democrática, fraterna e sustentável.
                     O IJC realizou ao longo de seus dez anos diversas ações de incentivo a participação juvenil delas podemos citar: Tendas da Juventude, campanha Saia do Muro de incentivo ao voto, Festival da Juventude, Congresso da juventude, dentre outros. Desta vez, o IJC vem com uma proposta direta a sua escola para desenvolver o Projeto Odara (belo) que tem como objetivo a prevenção das DST/HIV/AIDS.
                    O Projeto Odara é um projeto de recorte étnico-racial que pretende desenvolver nas escolas da rede pública de ensino de Fortaleza uma formação com foco na prevenção das DST/HIV/AIDS que envolva transversalmente as temáticas de gênero e racismo.
                    As ações desenvolvidas no projeto serão Ciclos de Debates sobre temáticas envolvendo conjuntura local,  Diálogo sobre Saúde com presença de profissionais da saúde nas escolas para tirar dúvidas dos estudantes, outra atividade será Ponto de Prevenção com orientação e distribuição de preservativos masculinos e femininos mensalmente para adolescentes e jovens cadastrados e por último desenvolveremos as Oficinas Artísticas para trabalhar as temáticas de forma lúdica.
                     Iremos utilizar também a ferramenta da internet, através do nosso site faremos uma sessão de tira dúvidas com perguntas e respostas mais sugeridas sobre a temática da prevenção e do racismo.
O projeto está propondo uma nova relação com Sistema Único de Saúde, servindo como ponte para os jovens, especialmente a juventude negra e homossexual, incentivando a procura por orientações médicas e questionando sobre o papel e metodologia do atendimento à população jovem.
                      Esperamos com este projeto minimizar as estatísticas de jovens, que em sua maioria é negra (preto-parda), que são infectados por DST/HIV/AIDS e combater também os preconceitos de toda espécie, especialmente o racismo, fruto de um processo histórico de dominação da cultura brasileira.

Objetivo Geral:
Reduzir a incidência de transmissão da DST/HIV/AIDS com os adolescentes e jovens, especialmente os/as negros/as, por meio de ações que fortaleçam suas identidades como jovens afrodescendentes permitam viver bem sua orientação sexual.

Objetivos específicos:
- Propor espaços de discussão sobre as relações étnico-racial, prevenção e identidades sexuais através de várias metodologias e ferramentas tecnológicas como a internet.
- Incentivar o acesso dos estudantes, especialmente negros, aos postos de saúde bem como proporcionar o uso de preservativos masculinos, femininos e gel lubrificantes distribuindo-os em vista da orientação e prevenção a DST/HIV/AIDS.
- Oferecer oficinas artísticas com intenção de aprofundar as discussões acerca da temática proposta.
- Oportunizar momentos em que estudantes, especialmente negros, possam tirar suas dúvidas com profissionais de saúde.

Ações:
Ciclo de debates
Metodologia: Os Ciclos de Debate são espaços para dialogar sobre questões da contemporaneidade. Esta formação será participativa com estudantes, por meio de vivências e discussões de grupo. O foco será prevenção DST/HIV/Aids e gravidez na adolescência e ainda queremos envolver a questões de gênero e étnico-racial.
Conteúdo:
- Racismo na escola
- Relações de Gênero
- Identidade sexual
- Prevenção de DST/HIV/AIDS
 Metas:
- 04 debates.
- 120 estudantes (prioritariamente gays, lésbicas, travestis, transexuais e afrodescendentes).

Ponto de Prevenção
Metodologia: processo de divulgação da ação, cadastro dos estudantes e orientação e distribuição mensal de preservativos (masculinos e femininos). Serão cadastrados cerca de 80 estudantes independente do estado civil.
Metas:
- 80 estudantes (prioritariamente gays, lésbicas, travestis, transexuais e afrodescendentes).
- 09 eventos de prevenção de DST/HIV/AIDS



Oficinas Artísticas
Metodologia: As oficinas serão espaços para expressões artísticas e aprofundamento dos temas discutidos nos ciclos de debates.
Tipos de oficinas:
- Fanzines
- Pinturas
- Bonecas (abayomi)
Metas:
- 02 oficinas.
- 60 estudantes (prioritariamente gays, lésbicas, travestis, transexuais e afrodescendentes).

Diálogos sobre Saúde
Metodologia: espaço na escola em que jovens individualmente possa tirar suas duvidas sobre prevenção da gravidez não planejada e divulgar com afrodescendentes sobre anemia falciforme. Nesta atividade queremos desmistificar a barreira invisível entre os estudantes e os profissionais de saúde. Queremos nesta atividade envolve os profissionais do posto de saúde mais próximo da escola, serão necessário pelo menos 03 profissionais, ainda poderemos envolver nesta atividade os estudantes em fase de conclusão de curso da área da saúde.
Além dessa ação também vamos criar um espaço virtual de tira dúvidas, com perguntas e respostas mais freqüentes acerca do racismo, orientação sexual e DST/HIV/AIDS e criação de enquete referentes as temáticas abordadas no projeto.
Metas:
- 02 visitas dos profissionais de saúde na escola.
-20 estudantes (prioritariamente gays, lésbicas, travestis, transexuais e afrodescendentes).

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