quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Sexualidade, QUEBRANDO TABUS.

Porque é tão difícil conversar sobre sexualidade, em casa ou na escola? Será que sexualidade é feio, pecaminoso, indiscutível na juventude?

Ao contrario do que muitos pensam, a sexualidade é sentida como uma necessidade básica de satisfação do nosso corpo. No dicionário da Língua Portuguesa, Sexualidade (sexual + -idade).

1. Qualidade do que é sexual.

2. Modo de ser próprio do que tem sexo.

A sexualidade acompanha-nos desde a infância e sofre modificações ao longo de toda a nossa vida.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) Sexualidade é “uma energia que nos motiva a procurar amor, contacto, ternura e intimidade; que se integra no modo como nos sentimos, movemos tocamos e somos tocados; é ser-se sensual e ao mesmo tempo sexual; ela influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, por isso, influencia também a nossa saúde física e mental”. Portanto compreende-se por sexualidade a todo um sistema de normas, crenças, valores, emoções, hábitos e preconceitos geracional, cultural. Por isso é tão importante e lógico trabalhar com esse assunto na escola, já que ela é um espaço de acesso ao mundo do conhecimento. A escola é o espaço de encontros, desencontros, onde os problemas e conflitos são experienciados no cotidiano escolar favorecendo, assim, a aquisição de novas habilidades, competências, valores e limites que contribuem para que exerçam seu direito de aprender, como está assinado na Lei de Diretrizes e Bases da educação – LDB (Lei 9394/96)

A educação sexual pode contribuir para ajudar os adolescentes e jovens a tomarem decisões mais adequadas. Alguns estudos demonstram que a educação sexual e o aconselhamento sobre a sexualidade estão associados a uma maior utilização de contraceptivos, menor número de parceiros, início mais tardio da vida sexual, menor probabilidade de gravidez não planejada, maior conhecimento sobre fertilidade e prevenção de DST.

Portanto é importante que nós jovens tenhamos este espaço dentro da nossa comunidade escolar, que seja discutido de forma esclarecedora, explicativa, construtiva e com respeito à opinião do outro quebrando todos os tabus impostos culturalmente ou por questões geracionais (gerações, faixa etária).

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